Unidades Penitenciárias realizam atividades natalinas

Todo fim de ano é marcado por momentos de reflexão e doação, nas unidades prisionais não é diferente. Durante a semana que antecedeu as festivas natalinas, diversas atividades foram desenvolvidas nas Unidades de Rio Branco. A administração do Instituto de Administração Penitenciária – (Iapen), em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres – (SepMulher) e outros parceiros organizaram cultos ecumênicos, desfile de moda, entrega de cestas natalinas, mostra de artesanato, entrega de kit-bebê para as presas gestantes dentre outros serviços.

As atividades iniciaram com o desfile de moda na Unidade de Regime Fechado Feminino. Com roupas confeccionadas pelas próprias presas, o desfile fez com que o ambiente da cadeia se tornasse mais leve, proporcionando um momento de interação e confraternização entre as reeducandas, servidoras do sistema e autoridades presentes. “Vejo nessas atividades uma forma de ressocialização, do resgate do bom comportamento e da vontade de viver o bem” disse a diretora da Unidade Feminina, Marcella Moura.

A outra atividade se deu na ala masculina, durante todo o dia da sexta-feira, 21, e sábado, 22, todos os presos da Unidade de Regime Fechado, irão participar de culto ecumênico ao ar livre. Utilizando o espaço do banho de sol, aproximadamente 1100 homens irão receber autoridades religiosas de diversos segmentos cristãos para a reflexão sobre suas atitudes e ações durante o ano.Para a diretora da Unidade de Regime Fechado, Jandira Bandeira, atividades como esta são positivas, funcionam como uma das vertentes de ressocialização. “Esperamos que a palavra de Deus venha acalentar o coração dessas pessoas, trazendo paz. Que os valores cristãos resgatem o que a de melhor em cada um, como os princípios morais e o amor ao próximo” disse a diretora.

“É a primeira vez que vejo o presídio abrir as portas para um culto evangélico desta proporção, estou muito feliz com esta oportunidade. Viver sendo cristão é mais fácil, não importa em que condição se viva” explica Francisco Santiago. Preso desde 2004, Santiago diz que somente Deus pode mudar as pessoas e que atividades como esta transformam lugares e pessoas.

Para finalizar a semana de atividades, na tarde de sexta-feira, 21, e no domingo, 23, os presos da Unidade de Regime Fechado Nº 03 (antiga papudinha), também recebem a assistência religiosa carcerária. A direção da unidade juntamente com o ex-presidiário Sebastião Moreira de Carvalho, organizaram o trabalho de assistência religiosa, proporcionando uma tarde de cânticos e orações. “Esse trabalho faz um resgate na essência do ser humano. Existe liberdade atrás das grades”, disse o ex-preso.

Nos demais dias do ano, as atividades religiosas se dão nas quartas e sextas-feiras e duram em média duas horas. Geralmente, elas acontecem na parte da tarde, os grupos de religiosos visitam as dependências do presídio e trazem palavras de fé e cânticos aos reclusos.


Comentários, critícas e sugestões, entrem em contato pelo e-mail cadeia21@yahoo.com.br ou pelo Formspring.

 
         
Direitos reservados